Edição genética traz óleo de soja mais saudável

05-07-2019

Desde o início do ano, está sendo comercializado nos Estados Unidos o óleo de soja Calyno, primeiro produto alimentar fruto de variedade desenvolvida por edição genética. A tecnologia de edição genética envolve modificar genes específicos, interrompendo aqueles ligados a características indesejáveis ou alterá-los para fazer uma mudança positiva.

Pesquisadores da empresa Calyxt, baseada em Minnesota, desenvolveram a variedade de soja que produz um óleo mais saudável, com composição semelhante ao azeite de oliva. O produto é destinado inicialmente à indústria de _foodservices_ para uso em fritura, molhos e saladas.

Em 2014, os cientistas usaram a técnica de edição de genes TALEN e desligaram dois genes que transformavam a gordura monoinsaturada em poliinsaturada. Dessa maneira, aumentaram o nível de ácido oleico para 80% na variedade geneticamente editada.

Além disso, o óleo também apresentou uma redução de 50% para 4% no nível de gorduras insaturadas, o ácido linoleico. O diretor científico da Calyxt, Dan Voytas, também é coinventor da tecnologia e professor da Universidade de Minnesota.

O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) avaliou que as alterações realizadas pelos cientistas poderiam ter acontecido naturalmente, razão pela qual a avaliação da nova variedade segue o protocolo aplicado para produtos desenvolvidos por melhoramento convencional.

Fonte: GLP, Forbes, ISAAA e CIB