Ásia se prepara para Convenção da Biodiversidade e seus protocolos

12-09-2018

Cerca de 70 participantes de 15 países asiáticos se reuniram na Malásia, em agosto, para um workshop sobre temas atuais e emergentes da Convenção sobre Diversidade Biológica (CDB) e seus Protocolos. O seminário foi organizado pela plataforma ISAAA, pela Ásia Global na Século XXI (GA21) da Universidade Monash Malásia, pelo Centro de Informação de Biotecnologia da Malásia (MABIC) e pela Iniciativa de Pesquisa e Regulação Pública (PRRI), com o apoio de outros parceiros internacionais.

O objetivo foi o de auxiliar pesquisadores públicos asiáticos e outros interessados ​​na preparação para a Conferência de Biodiversidade da ONU, que se refere a três negociações internacionais relevantes para agrobiotecnologia, eventos que serão realizados simultaneamente em novembro, no Egito.

Entre os participantes, pesquisadores da área de biotecnologia, representantes dos produtores rurais, reguladores, jornalistas e representantes dos setores público e privado.

Piet van der Meer, biólogo e advogado da Universidade de Ghent, conduziu as discussões sobre os acordos internacionais, bem como tópicos importantes, a exemplo de sistemas nacionais de regulamentação para biossegurança, considerações socioeconômicas, biologia sintética, avaliação de risco, e movimentos transfronteiriços não-intencionais.

Integraram também o workshop Lucia de Souza (PRRI), Ranjini Warrier (ex-assessor do Ministério do Meio Ambiente, Florestas e Mudanças Climáticas da Índia), Kazuo Watanabe (Universidade de Tsukuba, Japão), Samantha O’loughlin (Target Malaria) e Selim Cetiner (Universidade de Sabanci, Turquia).

Craig Cormick, da Australian National University, e Mahaletchumy Arujanan, Diretor Executivo da MABIC, lideraram a sessão sobre comunicação de agrobiotecnologia e regulamentação.

Fonte: ISAAA