Agência norte-americana anuncia desregulamentação de canola GM

12-09-2018

O Serviço de Inspeção de Saúde Animal e Vegetal (APHIS) do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) anunciou a desregulamentação de uma variedade de canola geneticamente modificada (GM) com alto teor de ácido docosahexaenóico (DHA), um ácido graxo ômega-3, da empresa Nuseed.

Isso significa que a variedade GM não é mais considerada um artigo regulamentado pelos preceitos que regem a introdução de certos organismos geneticamente modificados.

As autorizações do APHIS não serão mais necessárias para liberação ambiental, movimentação interestadual ou importação da canola GM DHA e sua progênie. A importação de sementes de canola DHA, outros materiais de propagação ou grãos para consumo ainda estarão sujeitos à regulamentação.

O APHIS conduziu uma revisão completa dos possíveis impactos ambientais e preparou uma avaliação ambiental final da canola GM DHA. A avaliação de risco final da planta conclui que é improvável que essa variedade de canola GM represente um risco de pragas para plantas agrícolas ou outras plantas nos Estados Unidos.

O documento completo está disponível no site do APHIS.

Fontes: ISAAA e APHIS